Prezados estudantes!
Devido a lista de espera existente, foram abertas duas novas turmas com as respectivas disciplinas:
ENC0135 - TEORIA DAS ESTRUTURAS 1 (GRADUAÇÃO) 2021.2, com 24 vagas e
ENC0133 - MECANICA DOS SOLIDOS 2 (GRADUAÇÃO) 2021.2, 20 vagas

É com grande satisfação que os professores Dr. André Luís Brasil Cavalcante e Dr. Márcio Muniz de Farias do Departamento de Engenharia Civil da Faculdade de Tecnologia e o professor Dr. Hervaldo Sampaio Carvalho do Hospital Universitário juntamente com os pesquisadores Dr. Lucas Parreira de Faria Borges e Sr. Moisés Antônio da Costa Lemos do Programa de Pós-graduação em Geotecnia divulgam a publicação do artigo “Modelling the spread of covid-19 in the capital of Brazil using numerical solution and cellular automata” na revista Computational Biology and Chemistry (Qualis A2 e fator de impacto 2.877). A publicação é fruto de pesquisas do Edital COPEI-DPI/DEX Nº 01/2020 (Apoio à Execução de Projetos de Pesquisas Científicas, Tecnológicas, de Inovação e de Extensão de Combate à COVID-19), cujo proponente foi o Prof. Dr. André Luís Brasil Cavalcante.

A presente pesquisa analisou o uso dos autômatos celulares (AC) para gerar um modelo computacional epidêmico de uma perspectiva micro, com base em parâmetros obtidos por meio de um ajuste estatístico de uma perspectiva macro. Após validar os modelos SIR (Susceptíveis-Infectados-Recuperados) e SEIRD (Susceptíveis-Expostos-Infectados-Recuperados-Óbitos) com os dados oficiais do governo de Brasília, Brasil, os autores aplicaram os parâmetros obtidos ao modelo de autômatos celulares. O modelo AC simulou a propagação do vírus de pessoas infectadas para não infectadas no ambiente restrito de um supermercado, sob várias condições variadas, aplicando uma abordagem nunca adotada antes. A forma de aplicação do AC nesta pesquisa se mostrou uma ferramenta essencial na previsão da disseminação do Novo Coronavírus em espaços confinados com movimentação aleatória de pessoas.

Além da publicação do artigo, teve-se como resultado da pesquisa o registro de dois Programas de Computador no Instituto Nacional de Propriedade Industrial: GEM-19: Simulador Matemático Epidemiológico do Novo Coronavírus (Processo No BR512021001713-7) e CAGEM-19: Simulador em Autômatos Celulares de Espalhamento e Evolução do Novo Coronavírus (Processo No BR 512021001714-5).

 

Artigo “Modelling the spread of covid-19 in the capital of Brazil using numerical solution and cellular automata”

Certificado Gem19 Simulador Matemático

Certificado Cagem19 Simulador em Autômatos

 

 

 

 

ESTACAS TROCADORAS DE CALOR PARA
CLIMATIZAÇÃO SUSTENTÁVEL DE ESTRUTURAS


EMENTA
Sistemas superficiais de energia geotécnica, estacas trocadoras de calor, perfurações trocadoras de calor, tubos trocadores de calor, circuitos primários e secundários, bombas de calor geotérmicas, taxas de calor, condutividade térmica e demais variáveis térmicas, estado atual do conhecimento sobre sistemas trocadores de calor, casos históricos, vantagens e uso da geotermia no brasil, e concepções gerais desta “nova” tecnologia para climatização sustentável de superestruturas.
 
CARACTERÍSTICAS GERAIS E PÚBLICO
Trata-se de um curso geral, informativo, sobre todo o conhecimento atualmente disponibilizado em publicações recentes sobre o assunto (sendo a maioria de revistas internacionais com menos de 5 anos), e além de publicações, livros e standards sobre técnicas/práticas de uso desta tecnologia. Não objetiva ensinar o aluno a projetar sistemas integrados de trocadores de calor (circuito primário, secundário e bombas), porém a ter um entendimento geral de todas as distintas facetas do uso da geotermia como uma alternativa à troca de calor, e à consequente climatização de superestruturas da engenharia civil, em suas distintas áreas. Versa sobre uma tecnologia que é praticamente desconhecida ou usada na América do Sul, e ainda amplamente ignorada e não explorada no Brasil. Apresenta o sistema, os conceitos gerais, o desenvolvimento teórico e matemático, e como o projeto é concebido. Versa sobre distintas questões ainda não solucionadas na área acadêmica, como problemas de saturação térmica, modelos numéricos comerciais, etc.
É voltado principalmente a alunos do curso de engenharia ambiental, como módulo optativo, servindo também a alunos do curso de engenharia civil ou de arquitetura, como complementação de seu conhecimento profissional no domínio conexo. Abre espaço também para que alunos interessados atuem em etapas posteriores de sua vida profissional como pesquisadores desta tecnologia (mestrado ou doutorados acadêmicos), ou como implementadores da tecnologia em obras sustentáveis futuras (projetos da vida prática). Fornece, portanto, as bases gerais de conhecimento, discussão, e amplitude do uso da tecnologia, vantagens e limitações, e problemas e dificuldades de implementação, para que o egresso possa discutir e interagir com as poucas empresas atuais detentoras da tecnologia (estrangeiras). Amplia também o leque de opções de ideias e diretrizes em eventuais novas empresas tipo “júnior” da Universidade.

 

Ementa completa clique aqui.

Campus Universitário Darcy Ribeiro

Asa Norte, Brasília-DF, CEP 70910-900

 

Email Secretaria: enc@unb.br

 

Secretaria: +55 (61) 3107-5531

 

Demais telefones UnB

 

 

 

Localização