Carreira
O Engenheiro Ambiental é um profissional que alia entendimento do meio ambiente aos conhecimentos das ciências exatas e à tecnologia para contribuir para a preservação e controle ambiental e melhoria da qualidade de vida. Os engenheiros ambientais são responsáveis pela concepção, projeto e operação de instalações e sistemas de saneamento e de controle ambiental (água, solo e ar). Atuam na elaboração e desenvolvimento de diagnósticos ambientais, de programas de monitoramento ambiental, de estudos e relatórios de riscos e impactos ambientais. Desenvolvem, utilizam e interpretam modelos matemáticos de representação dos compartimentos água, ar e solo sujeitos a poluição, degradação, interferência e impactos ambientais, ferramentas fundamentais para o planejamento e gestão ambiental.
Perfil
O estudante que quiser seguir a carreira de engenharia ambiental deve, ao mesmo tempo, ter: afinidade pelas ciências básicas (matemática, física, química e biologia); criatividade e curiosidade científica e tecnológica; e mente aberta para o conhecimento associado às ciências humanas, fundamentais para o exercício do diálogo com a sociedade e com os demais profissionais que atuam na temática ambiental. Deve ser capaz de associar o pragmatismo do engenheiro com o idealismo do ambientalista.
Mercado de Trabalho
Face à crescente preocupação da sociedade com a questão ambiental, a evolução da legislação ambiental e a busca do desenvolvimento sustentável, o mercado de trabalho para o engenheiro ambiental é crescente e promissor. O engenheiro ambiental pode atuar tanto no setor público federal, estadual e municipal (diferentes ministérios e secretarias – Meio Ambiente, Cidades, Saúde, etc; agências reguladoras - ANA, ANEEL, ADASA, etc; companhias de saneamento, empresas de limpeza urbana; ministério público; órgãos de meio ambiente; entre outros), como no setor privado (empresas de projetos de engenharia, empresas de consultoria, consultoria privada, empresas produtoras de bens e serviços, entre outros), além da atuação em ONGs.
O curso na UnB
Como os demais cursos de engenharia da UnB, o curso de Engenharia Ambiental tem como fundamentos a forte base em física e matemática e os conceitos básicos de engenharia, sem perder de perspectiva a formação humanística. O curso alia a formação tecnológica e a gestão ambiental por meio de disciplinas profissionalizantes distribuídas em quatro grandes áreas: geotecnia ambiental; recursos hídricos; saneamento ambiental; planejamento e gestão ambiental. A estrutura curricular permite que, a partir da formação generalista provida pelas disciplinas obrigatórias, o estudante se aprofunde, por meio das disciplinas optativas, em uma área de interesse. Para complementar sua formação o aluno poderá se envolver em atividades extracurriculares de ensino (monitorias, estágios orientados, intercâmbios, etc), pesquisa (iniciação científica e tecnológica, etc) e extensão (projetos junto à comunidade).
Infraestrutura
O Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, responsável pelo curso, dispõe de oito (08) laboratórios que servem aos seus cursos de graduação e pós-graduação. No curso de engenharia ambiental os laboratórios mais utilizados em aulas experimentais, em trabalhos de campo, em trabalhos de pesquisa e em trabalhos de conclusão de curso são: Laboratório de Hidráulica, Laboratório de Geotecnia, Laboratório de Monitoramento e Controle Ambiental (em fase de implantação). Esse último incorpora as seguintes subdivisões: Microbiologia Aplicada à Engenharia Ambiental; Análise e Tratamento de Águas; Caracterização e Tratamento de Resíduos; Qualidade do Ar; Hidrologia e Amostragem em Campo; e Geoprocessamento, Modelagem e Simulação de Sistemas Ambientais.
Saiba Mais
Habilitação: Bacharelado
Unidade Acadêmica: Faculdade de Tecnologia (FT) / Departamento de Engenharia Civil e Ambiental (ENC)
Campus: Darcy Ribeiro (Plano Piloto)
Turno: Diurno
Vagas por semestre: 40
Número de semestres: 8 (mínimo)/18 (máximo). Recomendado: 10