Infraestrutura

O Departamento de Engenharia Civil dispõe de um amplo e diversificado espaço laboratorial. Durante a realização de suas atividades, os alunos possuem acesso aos diversos laboratórios e aos grupos de pesquisa da própria universidade. Além disso, nos últimos anos, dispomos de um incremento na quantidade de laboratórios. A infraestrutura da Faculdade de Tecnologia conta com mais de 21 laboratórios para a formação de docentes altamente capacitados e para a produção de conhecimento científico com elevado nível técnico.

O curso possui diversos laboratórios para aulas práticas, tais como:

• Laboratório de Ensaios de Materiais - LEM;
  • Laboratório de Geotecnia (762 m);
  • Laboratório de Estudos Geoambientais (120 m2);
  • Laboratório de Visualização, Interação e Simulação - LVIS;
  • Laboratório de Análise de Água;
  • Laboratório de Estruturas e Construção Civil;
  • Laboratório de Hidráulica;
  • Laboratório de Hidrometria e Climatologia;
  • Laboratório de Mecânica dos Fluidos.

Laboratórios de Informática

O ENC utiliza o Laboratório Central de Computação Científica da Faculdade de Tecnologia (LCCC/FT). O espaço conta com cinco salas com 30 computadores em cada uma.

O Departamento conta com dois laboratórios especializados.

• METODOLOGIAS

##########################################################################################################################

Laboratórios especializados

• INFRALAB

O Laboratório de Infraestrutura Rodoviária conta com diversos equipamentos para realização de ensaios na área de Pavimentação tanto na Graduação quanto na Pós Graduação.

• CEFTRU

O Centro Intedisciplinar de Estudos em Transportes da Universidade de Brasília, conhecido pela sigla Ceftru/UnB ou simplesmente Ceftru, é um centro de pesquisas na área de transportes vinculado à Universidade de Brasília, mas que possui estrutura técnico-administrativa própria. A sigla Ceftru advém da antiga denominação do órgão, Centro de Formação de Recursos Humanos em Transportes.

Criado em 1996, o Ceftru desenvolve projetos em parceria com órgãos públicos e privados, realizando atividades de planejamento, concepção e execução nas diversas áreas da ciência dos transportes. Além disso, funciona como produtor de conhecimento científico e formador de recursos humanos. A Instituição dissemina o conhecimento desenvolvido com a publicação de livros, monografias, artigos em revistas e em congressos nacionais e internacionais.

O Ceftru é composto por diversos laboratórios especializados dotados de instalações, aparelhos e produtos necessários à realização de pesquisas básicas ou complementares em suas áreas de atuação.

Existem os seguintes laboratórios em funcionamento no Centro:

• Laboratório de Ensino e Aprendizagem em Transportes (Leat): destina-se ao desenvolvimento de ações que envolvem a capacitação e o aperfeiçoamento derecursos humanos em transportes;
  • Laboratório de Engenharia Rodoviária (LER): realiza ensaios para caracterização de materiais, controle tecnológico da construção e avaliação estrutural, funcional e de segurança de pavimentos;
  • Laboratório de Sistemas: desenvolve soluções tecnológicas que atendam às demandas dos parceiros do Ceftru e às necessidades internas;
  • Laboratório de Informação: tem como missão o desenvolvimento e a aplicação de pesquisas e de metodologias voltadas aos eventos que envolvem a aquisição, o armazenamento e a disseminação da informação por meio de métodos, processos e tecnologias, no setor de transportes;
  • Laboratório de Monitoramento e Controle Ambiental em Transportes (Lamcat): atua no monitoramento depoluição sonora, vibração e poluição do ar (material particulado e gases) e na indicação dos danos causados à saúde humana, às estruturas e às edificações por esses fatores;
  • Laboratório de Trânsito;
  • Laboratório de Tecnologia de Transporte e Tráfego (Labtrans): desenvolve levantamentos e medições de tráfego, tais como levantamento de ocupação veicular e dimensionamento semafórico;
  • Laboratório de Aviação Civil: realiza pesquisas e capacitação profissional na área deaviação civil, incluindo uma especialização lato sensu em Gestão da Aviação Civil;
  • Grupo de Desenvolvimento e Pesquisa em Transportes (GPDT): tem a finalidade de desenvolver metodologias para análise e solução de problemas de transportes, realizar estudos na área, e elaborar e executar pesquisas e projetos em parcerias com instituições públicas e privadas.

Campus Universitário Darcy Ribeiro

Asa Norte, Brasília-DF, CEP 70910-900