Seu browser não suporta JavaScript!

 

Curso de Engenharia Civil


Carreira


O engenheiro civil é responsável por planejar, gerenciar, supervisionar e fiscalizar atividades de construção, fiscalização e manutenção de obras de infraestrutura. O trabalho do engenheiro civil não está restrito apenas às obras de edificações. Esse profissional também participa da criação de sistemas de transporte, de saneamento, de drenagem urbana, de irrigação e de geração de energia, realiza estudos e obras de solos e rochas, estuda o impacto ambiental das obras e promove ações de preservação do meio ambiente, entre outras atividades.

Perfil

O estudante que quiser seguir a carreira de engenharia civil deve, ao mesmo tempo, ter: afinidade pelas ciências básicas (matemática, física, química e biologia); criatividade e curiosidade científica e tecnológica; e mente aberta para o conhecimento associado às ciências humanas, fundamentais para o exercício do diálogo com a sociedade e com os demais profissionais que atuam na área de engenharia civil.

Mercado de Trabalho

Em geral, os engenheiros recém-formados são bem aceitos no mercado. No setor público, há vagas em órgãos como as agências de Águas e meio ambiente (ANA, ADASA, IBAMA, SRH/MMA), energia elétrica (ANEEL), empresas de saneamento (CAESB) e de incorporação e construção civil (NOVACAP, TERRACAP), de transportes (DNIT, DER, DETRAN) e de infra-estutura (MPOG, MCidades e Ministério da Integração Nacional). Na iniciativa privada, o profissional pode trabalhar em construtoras e em empresas de consultoria que prestam serviços de projetos, inspeção, reforço e laudos técnicos de obras de edificações, estradas, barragens, túneis, estações de tratamento de água e esgotos, entre outras.

O curso na UnB

A graduação oferece aos alunos uma base teórica forte, com disciplinas profissionalizantes em cinco áreas: estruturas e construção civil, geotecnia, recursos hídricos e saneamento, sistemas construtivos e materiais e transportes. A estrutura aberta do currículo permite que o estudante se especialize no ramo que mais o agradou. Outras oportunidades estão nas atividades extracurriculares, coordenadas por professores do Departamento de Engenharia Civil e Ambiental. Assim, o aluno pode concorrer a bolsas do Programa de Iniciação Científica (PIC), participar do Programa de Educação Tutorial (PET), além de ter excelentes oportunidades de realização de estágios em empresas públicas e privadas.

Avaliação do curso

As avaliações do curso de Engenharia Civil da UnB têm colocado o curso entre os melhores do país. Recebeu o conceito máximo em todas as avaliações do ENADE e nas últimas avaliações do Guia do Estudante da Abril.

Infraestrutura

As aulas práticas das disciplinas profissionalizantes são realizadas em um dos oito laboratórios do Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, responsável pelo curso, entre os quais os laboratórios de Geotecnia, de Hidráulica, de Materiais, de Transportes e de Monitoramento e Controle Ambiental.

Saiba Mais

Habilitação: Bacharelado

Unidade Acadêmica: Faculdade de Tecnologia (FT) / Departamento de Engenharia Civil e Ambiental (ENC)

Campus: Darcy Ribeiro (Plano Piloto)

Turno: Diurno

Vagas por semestre: 40

Número de semestres: 8 (mínimo)/18 (máximo). Recomendado: 10

Campus Universitário Darcy Ribeiro
Faculdade de Tecnologia
Departamento de Engenharia Civil e Ambiental - ENC

+0055-61-3107-5502
+0055-61-3107-5531
+0055-61-3107-5535